Já falamos bastante dos parques de Orlando e sobre como a cidade transpira diversão. Tanto é verdade que até a NASA (agência espacial americana) entrou no clima e fez do seu centro espacial um parque de diversões. A algumas horinhas da cidades, está o Kennedy Space Center, chamado de Cabo Canaveral. Aqui é o lugar onde os fãs das viagens espaciais poderam conhecer mais sobre os lançamentos de foguetes e toda as histórias relacionadas ao nosso universo.


LEIA MAIS

Guia de Orlando: a cidade mais divertida do mundo
10 motivos para ir (ou voltar) a Orlando
Tudo sobre a Universal Orlando, nos EUA
Por dentro dos parques da Disney, em Orlando


O lugar é um centro espacial dos EUA em atividade e conta com tours, filmes, museus, simuladores e exposições muito interessantes. Porém, por estar em atividade, toda a programação pode sofrer alteração por motivos operacionais. Ele é uma ótima opção para aqueles dias de chuva, já que quase todas as atrações são abrigadas. Ou mesmo para dar uma quebrada no ritmo alucinante que domina os outros parques.

Apesar de não ser tão grande, o espaço de visitação tem muitos detalhes para serem observados e escutados. Por isso, reserve um dia todo no Kennedy Space Center. Para começar a visita, aconselhamos ir direto para o Space Center Bus Tours, que é um tour de ônibus por todo o complexo. Ele sai a cada 15 minutos e é a melhor opção para conhecer mais sobre o dia a dia de um centro espacial, vendo de perto as plataformas e todo o caminho percorrido por uma espaçonave antes do seu lançamento.

Kennedy Space Center (Foto: RoadTrio)

Kennedy Space Center (Foto: RoadTrio)

Esse passeio dura em torno de 2 horas e é feito grande parte com um guia que fala inglês. Infelizmente não tem tour em outra língua. Ele anda com o ônibus pelas áreas abertas a visitação e vai explicando como surgiu o local, onde são feitos os lançamentos, como é esse processo, mostra lugares em que pessoas comuns (como nós) podem acompanhar um lançamento (pagando, claro) e como é feito o transporte do foguete (que pode levar horas).

O tour é realmente bem completo e você ficará até meio perdido porque é muita informação! Aliás, a parte mais interessante é quando ele explica o processo de lançamento do foguete. Foi lá que ficamos sabendo, por exemplo, que o Kennedy Space Center é responsável pelos foguetes quando eles ainda estão em terra. Quando entram em órbita no espaço, a base da NASA em Houston assume o controle das operações.

No final do passeio, você faz uma parada no Centro Apollo/Saturno V. Lá, você poderá tocar em uma rocha lunar (apesar de não ter muita graça), testemunhar o lançamento do Apollo 8, e ver grandes foguetes aposentados bem de pertinho.

Pegando o ônibus de volta para o parque, vá para o Space Shuttle Atlantis, que é um espaço em que você ficará entre 1 e 2 horas. É um museu bem interativo, que você aprenderá sobre ônibus espacial e depois poderá andar por um galpão gigante – mesmo!- onde está o ônibus espacial Atlantis. Ao redor da espaçonave, tem mais de 60 pequenas atrações, que vão desde escorregador, até simuladores dentro do foguete.

Kennedy Space Center (Foto: RoadTrio)

Kennedy Space Center (Foto: RoadTrio)

Ali está também o Shuttle Launch Experience, que é um simulador de um lançamento de um ônibus espacial. Prepare-se para chacoalhar bastante e viver alguns minutos como astronauta.

Tem também o IMAX Theaters que exibe dois filmes 3D de 45 minutos cada. É um pouco cansativo, mas se estiver com tempo, vale a pena. O A Beautiful Planet mostra imagens da Terra captadas por astronautas e falam sobre a esperança para o futuro do planeta e dos efeitos do homem sobre ele ao longo do tempo. O outro filme, Journey to Space, explora os projetos passados e atuais da NASA, incluindo a futura jornada a Marte. Vale a pena verificar a programação, pois esses filmes podem mudar e alguns têm horários marcados.

Kennedy Space Center (Foto: RoadTrio)

Kennedy Space Center (Foto: RoadTrio)

Antes de ir embora, conheça o Rocket Garden, que nada mais é do que caminhar entre foguetes que contam a história da exploração humana em busca das estrelas. O passeio fica ainda mais incrível quando você passa a imaginar que tudo ali já esteve bem pertinho da lua!

O parque tem outras atrações, quase todas são exposições e praticamente sem nenhuma interatividade. Por isso, nós optamos em fazer essas atividades acima, que trazem muita informação de forma diferente. Se tiver tempo, aproveite o resto do dia explorando o espaço, nos dois sentidos!

Serviço

Kennedy Space Center
Sitehttps://www.kennedyspacecenter.com/info
Facebook: Kennedy Space Center Visitor Complex
Instagram@KennedySpaceCenter
Endereço: 405 Kennedy Space Center, FL 32899
Telefone: 1.855.433.4210

Sobre o autor

Em 2011, a jornalista morou na Europa, onde foi travel-writer para o Guia Criativo para O Viajante Independente na Europa. De volta ao Brasil, não quer se limitar às paredes de um escritório e fez do seu hobby uma nova profissão.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.