Há muitas incertezas e inseguranças que antecedem uma viagem. Desde escolher a localização certa do seu hotel até o medo de não conseguir se comunicar em uma língua estrangeira. Planejar uma viagem pode parecer um pesadelo para algumas pessoas, mas hoje existem dezenas de ferramentas que estão tornando essa tarefa cada vez mais fácil.

A tecnologia mudou a forma como os viajantes exploram os destinos turísticos. Além das horas gastas na internet antes mesmo de cair na estrada, hoje as pessoas permanecem online nos aeroportos, hotéis e atrações turísticas. Com um celular conectado à rede – e uma série de aplicativos gratuitos à disposição – é possível ter informações e descobrir novas possibilidades de interação com o destino. O RoadTrio separou alguns aplicativos que irão te ajudar na hora de começar a organizar a próxima viagem.

 

Google Translate

googlePode apostar: quanto mais exótico o país, mais dificuldade você terá para se comunicar. Mas foi-se o tempo que esse era um problema. O Google Translate dá a opção de traduzir palavras e frases curtas, além da possibilidade de interpretar textos a partir de imagens. Com mais de 60 idiomas, ele não resolverá a sua viagem, mas ajudará a superar desafios simples.
Gratuito para iOS e Android

 

Foursquare

foursquareApp cotidiano para muita gente, o Foursquare não deve ser esquecido durante a viagem. A rede social reúne a opinião e dicas de usuários sobre atrações, bares, restaurantes e pontos turísticos. Desde o melhor horário para visitar um museu, até avaliações sobre o que pedir (ou evitar) em determinado restaurante, todos os detalhes estão lá. Vale a pena checar antes de entrar em um estabelecimento.
                          Gratuito para iOS e Android

 

Free Wi-Fi Finder

freewifiViajar é se desligar um pouco do mundo virtual. Porém, é bom mandar notícias para o pessoal que ficou em casa ou ver se aquele e-mail finalmente pingou na caixa de entrada. Para não ficar refém dos preços altíssimos cobrados pelas operadoras de telefone celular, o app dá o caminho do tesouro  para encontrar conexão grátis em várias cidades pelo mundo.
Gratuito para iOS e Android

 

Kaiak

kayakReserva de voos e hotéis, aluguel de carro, status de um voo, alerta sobre promoções, e outros serviços, tudo na palma da mão. Esse app é uma das melhores ferramentas para garantir uma viagem por um preço justo.
Gratuito para iOS, Android, Windows Phone e Kindle.

 

TripIt

tripitServe para você se organizar: anote horários de voos, reservas de hotéis, dias da viagem e endereços importantes. Tudo isso sincronizado com o seu e-mail. Depois de anotado, você poderá checar as informações mesmo que esteja sem conexão.
Gratuito para iOS, Android e Blackberry.

 

TripAdvisor

tripadvisorUma das maiores e melhores ferramentas para aqueles que querem saber sobre os mais bem avaliados restaurantes, hotéis e atrações. O aplicativo traz, muitas vezes em forma de ranking, diversas opiniões dos viajantes. Além dessa classificação, os usuários deixam comentários e notas para várias exigências.
Gratuito para iOS e Android.

 

Airbnb

airbnbNada melhor do que conhecer uma cidade hospedando-se na casa de alguém local. Essa forma de viajar era muito utilizada antigamente e agora está retornando: mais segura, modernizada e com dicas de outros usuários. Ou seja, você procura estadia na cidade que vai visitar e foge dos hotéis cheios, clichês e muitas vezes furados.
Gratuito para iOS e Android.

 

Rail Planner

railQuem já foi para a Europa sabe que a quantidade de trajetos de trens são infinitos. Com esse aplicativo, você pode pesquisar horários, paradas e os melhores trajetos para um determinado destino. Um mapa na palma da mão.
Gratuito para iOS e Android.

 

XE Currency

xeQuando viajar para o exterior, é bom estar preparado para a conversão de moeda. Para que você consiga de planejar e ver em tempo real o valor que está gastando, esse aplicativo irá ajudar.
Gratuito para iOS e Android.

 

Dica

Quando decidir o destino, sempre procure aplicativos da cidade. O guia Triposo, por exemplo, oferece apps gratuitos de diversas cidades. Além disso, muitos locais, como museus, têm apps próprios com mapas e roteiros de visita.

Os aplicativos já se tornaram os protagonistas, mas não deixe que eles ditem o que deve ser feito. Ainda é importante descobrir a cidade por conta própria.

Sobre o autor

Em 2011, a jornalista morou na Europa, onde foi travel-writer para o Guia Criativo para O Viajante Independente na Europa. De volta ao Brasil, não quer se limitar às paredes de um escritório e fez do seu hobby uma nova profissão.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.