Dicas para não cair em roubada no Airbnb

Aqui no RoadTrio, hora ou outra falamos do Airbnb. Fundado em 2008, o site permite que qualquer pessoa ofereça uma parte, ou toda sua casa para viajantes que buscam acomodação. Mais recentemente, o serviço ganhou força, caiu no gosto dos turistas e a empresa mudou o jeito de viajar de muita gente.


LEIA MAIS

Guia de Gorjetas: não se enrole na hora da conta
Fuja do óbvio! Conheça novos destinos em 2017
15 coisas que mudam quando você muda de país


Afinal, nada melhor do que ser bem recebido em uma cidade desconhecida e ainda desfrutar da privacidade de um apartamento só seu – ao invés de disputar a fila do café da manhã de um hotel.

(Foto: Airbnb)

(Foto: Airbnb)

Por se tratar de uma comunidade aberta a todo tipo de gente, é bom tomar alguns cuidados antes de sair por aí alugando um quarto. Apesar de o serviço ser bastante seguro na maioria das vezes, não custa nada uma dose extra de atenção para não cair em uma roubada.

Pensando nisso, o RoadTrio preparou dicas para você alugar a casa mais bacana da cidade e viajar sem preocupação.

| Procure fotos verificadas

É fácil se encantar ao ver as fotos de onde você pretender viajar. Por isso, foi criado um sistema de verificação que garante a autencidade das imagens postadas no site. Quando o anunciante solicita, o Airbnb envia um fotógrafo profissional para fazer uma sessão de fotos do espaço anunciado. Assim, o anfitrião garante cliques de altíssima qualidade e ainda tranquiliza quem for alugar a acomodação.

Para identificar se uma foto é autêntica, basta procurar pelo logo do Airbnb no canto superior direito da imagem.

Sala de estar em Laugarvatn, Islândia (Foto: Airbnb)

Sala de estar em Laugarvatn, Islândia. (Foto: Airbnb)

| Leia os reviews

Na página do anúncio, preste atenção nos reviews deixados por outros hospédes. As pessoas geralmente são sinceras em relação a sua experiência e buscam ajudar os outros usuários a evitar lugares desagradáveis.

Se a propriedade que você se interessou ainda não tem nenhum review, busque por comentários no perfil do anfitrião.

Quarto na ilha grega de Evvia (Foto: Airbnb)

Quarto na ilha grega de Evvia (Foto: Airbnb)

| Fuce o perfil do anfitrião

Quem coloca um anúncio no Airbnb é aconselhado a fazer algumas verificações, como enviar acópia de um documento com foto, fornecer um número de telefone e conectar outras contas de redes sociais. Os dados são analisados por uma equipe do site para garantir que o anunciante é uma pessoa confiável. Quem passa por todas as etapas, ganha o Selo de Identificação Verificada em seu perfil.

Exemplo de perfil com Selo de Identificação Verificada (Foto: Reprodução)

Exemplo de perfil com Selo de Identificação Verificada (Foto: Reprodução)

| Converse

Troque mensagens com o anfitrião, conte porque você vai viajar, quem vai te acompanhar, o que você quer conhecer na cidade dele… Lembre-se que, no fim das contas, o Airbnb é uma grande rede social e é interessante que ele saiba um pouco mais sobre você também. Então, nada mais natural do que conversar com quem vai te oferecer um quarto em um lugar desconhecido.

Hospedagem em Paiguano, no Chile (Foto: Airbnb)

Hospedagem em Paiguano, no Chile (Foto: Airbnb)

| Preste atenção no anúncio

Essa dica parece óbvia, mas é sempre bom avisar. No próprio anúncio, o anfitrião pode listar algumas restrições da casa, como o fato de aceitar ou não animais de estimação. Ler o anúncio com bastante atenção pode evitar situações embaraçosas mais para frente.

Atenção aos detalhes: o dono dessa acomodação não permite sapatos dentro de casa (Reprodução)

Atenção aos detalhes: o dono dessa acomodação não permite sapatos dentro de casa (Reprodução)

| Faça tudo pelo Airbnb

Para garantir a segurança tanto de quem busca, quanto de quem oferece acomodação, faça toda a negociação e o pagamento pelo site do Airbnb. Somente dessa maneira você pode contar com a proteção deles caso algum problema aconteça.

Castelo de 1841, no interior da Inglaterra (Foto: Airbnb)

Castelo de 1841, no interior da Inglaterra (Foto: Airbnb)

Todas as fotos desse post são de hospedagens que estão entre as 40 mais desejadas pelos usuários do Airbnb. Aproveite as dicas que demos e escolha o destino das suas próximas férias.

 

Sobre o autor

Virou publicitário para poder viajar – e deu certo! Já morou na Europa, nos Estados Unidos e quase foi parar nos Emirados Árabes. Está sempre em busca de uma boa história para contar e um bom ângulo para fotografar.

Uma resposta

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.