2017 já começou e é hora de pensar na sua próxima viagem. Talvez 2016 não tenha sido o melhor ano para os viajantes de plantão e, por isso, o RoadTrio traz dicas de como viajar mais gastando menos.

Conversamos com Pettersom Paiva, CEO do Voopter, buscador de preços de passagens aéreas, que apresenta as melhores tarifas disponíveis tanto em companhias aéreas quanto em agências de viagem on-line.

Segundo Paiva, existe uma pressão para que se renovem as leis de transporte de passageiros, de maneira a flexibilizar preços e serviços – por exemplo, a questão das novas regras para bagagens, que está gerando bastante discussão. Essa questão pode ter um lado positivo, caso haja a garantia da redução das tarifas para quem não despachar suas malas.

“Por outro lado, cada vez mais, há demanda por viagens de lazer em distâncias mais curtas. Ou seja, quem antes viajava aos Estados Unidos ou Europa agora passa a considerar cidades da América do Sul como primeiras opções. E o turismo doméstico aparentemente está crescendo, apesar do desaquecimento da economia”, afirmou Paiva. Viajar pelo Brasil e América Latina sai mais barato também devido às taxas de câmbio.

Se você ainda está na dúvida de um destino, Santiago (Chile) e Lima (Peru) podem ser os “destinos do ano” ao lado de “destinos de água doce”, como Chapada dos Veadeiros, Jalapão e o Pantanal matogrossense.

| Tecnologia a seu favor

Aproveitar a tecnologia na hora de montar um roteiro ajuda a reduzir muito os custos de uma viagem. “Por exemplo, o sistema de alertas de preços, que é um dos recursos do Voopter, faz o trabalho de pesquisa constante pelo usuário, que pode se despreocupar já que será avisado quando a passagem que precisa baixar de preço”, explicou. Lembre-se que um pouco de flexibilidade nas datas da viagem pode significar uma grande economia no valor das passagens.

Segundo Paiva, a tendência é que as pessoas montem as suas viagens de maneira cada vez mais autônoma e orientada à economia, para que possam viajar com mais frequência. Ou seja, a passagem aérea é comprada em um site, a hospedagem em outro e assim por diante.

“Os consumidores estão cada vez menos interessados em comprar pacotes fechados, que muitas vezes implicam num custo mais alto ou na falta de flexibilidade para montar a experiência a seu gosto”, destacou Paiva.

Além disso, mudar o perfil das viagens permite viajar mais vezes com o mesmo orçamento. Uma tendência que tem crescido entre os viajantes é o Airbnb. “Trocar o hotel por uma hospedagem alternativa pode implicar em uma economia considerável. Evitar compras desnecessárias, restaurantes famosos e pacotes fechados antes da viagem também ajudam a minimizar os custos de uma viagem”, completou.

Se você tiver flexibilidade para agendar suas férias, evite a alta temporada de verão, o períodos de férias escolares e os feriadões – a não ser que você possa viajar no meio de um feriadão, que são dias de baixíssima demanda por passagens.

| De olho nas oportunidades

O Voopter é um buscador de preços de passagens aéreas, que apresenta as melhores tarifas disponíveis tanto em companhias aéreas quanto em agências de viagem on-line. Disponível na web e nos sistemas iOS e Android, ele tem um exclusivo calendário multidatas, em que é possível selecionar até 4 dias para ida e mais 4 para a volta, e o sistema te mostra qual é o período mais barato para sua viagem. Além disso, o Voopter também oferece a possibilidade do usuário criar alertas, que o notificam por e-mail quando a passagem de seu interesse está dentro do valor que ele pode pagar.

Mais informações em voopter.com.br.

Sobre o autor

Formada em jornalismo, já passou algumas temporadas na Califórnia e em Barcelona. Os anos de cobertura de Semanas de Moda passaram e fizeram com que ela descobrisse que o seu verdadeiro estilo é viajar.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.