Viajar para o exterior nem sempre requer passaporte. A Casa da Moeda retomou recentemente a produção do passaporte brasileiro, mas nem todos os viajantes conseguem tirar a tempo. Por isso, é importante saber que em 9 países da América Latina esse documento não é necessário. Basta ter o seu RG (carteira de identidade) em bom estado, com foto recente e com no máximo 10 anos desde a data de emissão. Porém, vale lembrar que a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não é aceita. Se for só com ela, o turista perderá a viagem.

Além disso, o viajante deve ficar atento a alguns detalhes. Por exemplo, se o seu voo fizer conexão em algum lugar que exija passaporte, o documento será pedido no momento do embarque ainda no Brasil. O uso apenas de RG só será válido para voos diretos aos países listados abaixo. O Decolar.com, agência de viagem online líder da América Latina, mostra quais são esses países e destaca a porcentagem de compra de voos saindo do Brasil:

Países que não exigem passaporte
PAÍS BUSCAS EM 2017
Argentina 43%
Chile 19%
Peru 12%
Colômbia 12%
Uruguai 7%
Bolívia 3%
Paraguai 2%
Equador 1%
Venezuela 0%

 

Argentina e Chile são os destinos mais procurados. Para o Paraguai, a maioria dos turistas vai com a finalidade de realizar compras, por isso escolhem ir de ônibus. Bolívia, Uruguai, Equador, Colômbia e Peru são destinos que estão começando a entrar na lista de destinos, principalmente para quem quer fazer a primeira viagem internacional sem gastar muito, além de não se preocupar com muitas documentações. E a Venezuela caiu na procura devido à crise econômica que está passando.

Vale ressaltar que alguns países da América Latina exigem a apresentação do passaporte: Guianas, Suriname e llhas Britânicas no sul do continente (incluindo as Malvinas).

*Com informações da Punto Comunicação Multimeios.

Sobre o autor

Somos três amigos que compartilham o sonho de conhecer os quatro cantos do mundo. Da vontade de explorar diferentes lugares e da busca constante por novas experiências, surgiu o RoadTrio: um site que reúne informações, dicas e notícias do que não se pode perder por aí e é essencial para qualquer viajante.

Uma resposta

  1. MariaMárciaVieira

    Parabéns pelo Trabalho de Vocês!!!
    Engraçado…. encontro-me no mesmo barco.
    Situação paradoxa essa nossa de viver fora do País-de-Origem, haha…
    Abraços…

    Responder

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.