Febre amarela: veja informações e países que exigem certificado

(Foto: Divulgação/Anvisa)

(Foto: Divulgação/Anvisa)

Se você estiver com viagem marcada para algum país que exige certificado da vacina da febre amarela, é bom ficar atento. Devido ao surto da doença no Brasil, o Ministério da Saúde divulgou que os estados da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo vão adotar a dose fracionada da vacina.

Esse tipo de vacina é a divisão da dose antes aplicada: a padrão contém 0,5 ml e a versão dividida passa a ter 0,1 ml. Confira mais informações no site do Ministério da Saúde.

Porém, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou em uma nota que não será emitido CIVP (Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia) para quem apresentar comprovante de vacinação com etiqueta referente a dose fracionada.


LEIA MAIS

Fotos da Rainbow Mountain, montanha colorida do Peru
Lagunas Altiplânicas: o verdadeiro oásis do Atacama
Conheça 31 belas cachoeiras espalhadas pelo Brasil
O mundo branco do Salar de Uyuni, na Bolívia


Isso se deve ao fato de os viajantes internacionais integrarem o grupo da população que não é indicado para receber a dose fracionada, junto com crianças de nove meses a menores de dois anos; pessoas com condições clínicas especiais (vivendo com HIV/Aids, ao final do tratamento de quimioterapia e pacientes com doenças hematológicas, entre outras) e gestantes. No ato da vacinação, os viajantes devem apresentar o comprovante da viagem para que possam receber a dose padrão da vacina“, informou em nota.

Esse certificado, emitido pela Anvisa, comprova a vacinação contra doenças. Desde o ano passado, o Brasil passou a exigir a apresentação de comprovante de viagem para que a vacina seja aplicada.

Confira no site da Anvisa ou no site da Organização Mundial da Saúde a lista dos países que exigem o documento.

Sobre o autor

Em 2011, a jornalista morou na Europa, onde foi travel-writer para o Guia Criativo para O Viajante Independente na Europa. De volta ao Brasil, não quer se limitar às paredes de um escritório e fez do seu hobby uma nova profissão.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.