Não é só São Paulo que sofre com a falta d’água. No México, os reservatórios de água também estão com níveis baixíssimos. Na semana passada, porém, a seca acabou revelando uma incrível surpresa no meio do reservatório de Nezahualcoyotl, um dos mais importantes daquele país. Com uma queda de 25 metros no nível da represa, uma igreja colonial de mais de 400 anos pode ser vista novamente. A igreja, conhecida com Templo de Santiago, estava submersa desde 1966, quando o local foi alagado para a construção do reservatório, mas já havia sido abandonada centenas de anos antes.

igreja_3

Igreja foi abandonada por volta de 1770 por conta de uma praga que atingiu a região. (Foto: AP/ David von Blohn)

A surpresa tem atraído turistas para a região, que vão de barco até as ruínas. Mas os moradores fazem questão de lembrar que essa, infelizmente, não é a primeira vez que a estrutura volta a ver a luz do dia. Em 2002, em uma das piores secas da história mexicana, o nível d’água baixou tanto que era possível caminhar dentro da igreja!

Sobre o autor

Virou publicitário para poder viajar – e deu certo! Já morou na Europa, nos Estados Unidos e quase foi parar nos Emirados Árabes. Está sempre em busca de uma boa história para contar e um bom ângulo para fotografar.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.