Localizadas em um ambiente tropical com praias de areia branca e água cristalina, as Ilhas Cayman são conhecidas no turismo internacional pela ótima oferta gastronômica e geografia excelente para a prática de mergulho e snorkel. Conheça 6 curiosidades sobre esse destino considerado um dos mais sofisticados do Caribe.

| Localização

A água é cristalina na Little Cayman (Crédito: Don McDougall)

Muitos não sabem, mas as Ilhas Cayman estão localizadas a apenas uma hora de voo de Miami (EUA), e trata-se de um arquipélago e território britânico no Caribe formado por três ilhas: Grand Cayman – a maior das três que abriga a capital George Town -, Cayman Brac e Little Cayman.

| Origem

As ilhas foram descobertas por Cristóvão Colombo em 10 de maio de 1503, quando uma ventania desviou o curso de seu barco durante a sua quarta e última expedição ao “novo mundo”. As duas ilhas avistadas naquela época foram Cayman Brac e a Little Cayman, sendo Grand Cayman a última a ser descoberta e a maior das três ilhas que completam o arquipélago hoje conhecido como Ilhas Cayman.

| População

O nascer do sol nos Cliffs da Cayman Brac (Crédito: Cayman Islands Department of Tourism)

Isaac Bodden, foi o primeiro habitante permanente registrado nas Ilhas Cayman, nasceu em Grand Cayman em meados do ano de 1700. Atualmente a população do país é de aproximadamente 54.878 habitantes, dos quais 30% é formada por estrangeiros. Cerca de 52.601 vivem em Grand Cayman, 2.107 em Cayman Brac e apenas 170 em Little Cayman.

| Animal Símbolo

A tartaruga é o simbolo do país devido a grande quantidade em seus mares (Crédito: Lawson Wood)

Os descobridores ficaram tão impressionados com a quantidade de tartarugas-de-galápagos que habitavam as ilhas durante a descoberta que o país era chamado de “Las Tortugas” (As Tartarugas) antes de receber o nome oficial de Ilhas Cayman. Mesmo com a mudança do nome o animal continua um dos símbolos do país presente em todos os lugares, como no logo da cia aérea nacional e no desenho da bandeira nacional. Além disso, as Ilhas Cayman também possuem um centro de reprodução e proteção com mais de 16.000 tartarugas.

| Cultura Histórica

O casarão Pedro St. James é um dos principais atrativos das ilhas (Crédito: Patrick Gorham)

Três dos principais atrativos para conhecer a história das Ilhas se encontram em Grand Cayman. O Museu Nacional, que oferece excursões e visitas guiadas; o The Wreck of the Ten Sail, local do naufrágio de dez barcos em 1974 onde hoje turistas podem fazer snorkel e visitar o monumento em memória ao acidente; e Pedro St. James, um impressionante casarão restaurado que leva seus visitantes de volta ao século XVIII.

| Cultura Gastonômica

O Rum Cake (bolo de rum) é um dos principais produto da ilha (Crédito: Tortuga Rum Company)

As Ilhas Cayman também fornecem uma viagem cultural pela sua história por meio de diferentes produtos fabricados por empresas locais. Um dos principais produtos é o “Rum Cake” (bolo de rum), o doce está em praticamente todos os cardápios de sobremesas dos restaurantes locais e é simplesmente impossível voltar sem comprar várias caixas no free shop do aeroporto, onde pode-se encontrar uma ampla variedade de sabores e tamanhos. Esse é o melhor souvenir que alguém vai querer receber!

* Com informações da assessoria de imprensa

Sobre o autor

Somos três amigos que compartilham o sonho de conhecer os quatro cantos do mundo. Da vontade de explorar diferentes lugares e da busca constante por novas experiências, surgiu o RoadTrio: um site que reúne informações, dicas e notícias do que não se pode perder por aí e é essencial para qualquer viajante.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.