O mês de outubro chegou ao fim e uma data muito esperada em alguns países se aproxima. O dia 31 outubro é marcado pelo Halloween no mundo todo. Talvez não tão comemorado no Brasil, a data é muito festejada em outros lugares, como Estados Unidos e Irlanda.


SAIBA MAIS

Destinos para explorar as lendas do Halloween
Belfast: o lado histórico da Irlanda do Norte
Os cinco pubs essenciais de Dublin, na Irlanda
Visite 5 lugares fora do seu roteiro em Miami


Talvez por causa dos filmes de hollywood, a maioria das pessoas acaba associando essa comemoração tradicional aos americanos, mas é aí que se enganam. Essa cultura só atravessou o oceano por causa dos celtas que foram para o outro continente por volta de 1840.

A versão mais aceita para a história do Halloween é de que, há milhares de anos, o Ano Novo celta era celebrado ao final do verão, precisamente no dia 31 de outubro. Essa também era a data do chamado Samhain, ou Dia dos Mortos. O famoso Halloween. Diz a lenda que nesse dia os mortos podiam voltar à Terra e se misturar entre os vivos. Para alguns, eles vinham para visitar a sua casa à procura de comida e para se aquecer em volta das fogueiras acesas pelos seus ancestrais.

Com medo de que os mortos usassem os seus corpos para reencarnar nesse mundo, os celtas acreditavam que a melhor maneira para assustar e afastar os espíritos era se fantasiar. Se tudo isso é verdade ou não, dificilmente saberemos, mas é certo que a tradição continua forte até hoje e é muito comemorada em terras celtas.

halowwee

(Foto: RoadTrio)

Ou seja, mais até que nos Estados Unidos, o Halloween é uma das festas mais famosas entre os irlandeses. Como um próprio dubliner me disse uma vez, a data é tão comemorada como o Saint Patrick’s Day, porém atrai menos turista. E é aí que está a graça!

Para celebrar o famoso “trick or treats” (gostosuras ou travessuras), a terra do Leprechaun se prepara durante meses. Doces, fantasias e decoração começam a ser vendidas muito tempo antes nos mercados. Para conter a ansiedade dos mais empolgados, a capital, Dublin, faz toda uma mega programação de eventos ao decorrer da semana do dia 31. Quem estiver turistando acaba entrando na festa também. Mas como sempre, o melhor está guardado para o final, porque só mesmo no dia 31 que você poderá ter noção de como acontece a festa.

Para se ter uma ideia, ocorrem desfiles, concurso de fantasia e tudo o mais. O curioso é reparar que nem sempre as fantasias são horripilantes. Bananas, Smurfs, Buzz Lightyear, Drácula, entre outros personagens divertidos e criativos marcaram presença pelas ruas e pubs. As rádios e televisões da Irlanda também aproveitam o Halloween para contar histórias de terror durante a programação. Interessante, não?

| O que vai rolar no Halloween (Irlanda e EUA)

Irlanda: Dublin

St. Michan’s Church

 

(Foto: St. Michan’s Church/Facebook)

(Foto: St. Michan’s Church/Facebook)

Essa igreja era visitada por Bram Stoker, escritor e poeta irlandês, que ficou mundialmente conhecido pela publicação de seu romance gótico Drácula. Segundo a lenda, foi ela que serviu de inspiração para o autor criar o Conde Drácula. A St. Michan’s Church fica localizada em Dublin 7 e é considerada um dos locais mais assustadores do país. Construída em 1095, o prédio possui abóbadas repletas de cadáveres notavelmente preservados. Sim, cadáveres. De verdade!

Meio aterrorizante, e aos que tiverem coragem de visitar, boa sorte. Muitos turistas já relataram ter visto vultos, ouvido vozes e até sentido toques mesmo quando estavam sozinhos. Se é para entrar no clima do Halloween, vale a visita!

Veja mais no Facebook da igreja.

Castle Dracula Museum

Já que o criador da história é um irlandês, bora fazer um museu sobre o tema. Localizado em Dublin 3, o Castelo do Drácula tem diversas atrações pelas quais o visitante irá conhecer a história e as vítimas do Conde. Porém, não é tão assustador. Tem até aqueles que vêm o tour com muito humor.

Confira mais no site do museu.

Estados Unidos: Miami

Quem viaja com a família pode curtir uma programação especial para explorar a região de grande Miami e não perder as atividades. De casas mal-assombradas às festas infantis, passando pelos tours guiados pelos cemitérios históricos da cidade, quem busca diversão para todas as idades encontra as opções perfeitas para animar esta época do ano.

Aproveite uma festa em Miami (Foto: Divulgação)

Aproveite uma festa em Miami (Foto: Divulgação)

Já quem busca as melhores festas e drinks que a região de grande Miami tem a oferecer, não pode perder a programação completa com os points mais badalados da cidade. DJs, bares e muita música ao vivo fazem parte dos eventos para quem busca uma noite mais animada. Decididamente, só não aproveita o Halloween em Miami quem não quer!

Estados Unidos: Geórgia

O Little 5 Points Halloween Festival & Parade é um dos dez melhores eventos de Halloween do país. É encenado em Little 5 Points, o primeiro setor de negócios, artes e música de Atlanta, onde mais de 35 mil pessoas se reúnem para desfrutar de boa gastronomia e entretenimento ao vivo! Para os fãs de zumbis e The Walking Dead, é possível participar do Walker Stalker Com, também em Atlanta. O evento dá aos participantes acessos exclusivo ás estrelas do programa de TV e outros shows de ficção científica e horror, bem como a chance de vestir fantasias incríveis.

Walker Stalker Com, em Atlanta (Foto: Divulgação)

Walker Stalker Com, em Atlanta (Foto: Divulgação)

Já Wild Rumpus Parade & Spectacle, acontece em Athens, uma pequena cidade conhecida mundialmente por sua música arte e energia criativa. Durante a festa, os participantes desfilam com fantasias e brincam pelas ruas da cidade, batendo tambores e uivando pela luz da lua durante a noite, uma surpreendente festa a céu aberto!

Estados Unidos: Louisiana

Assim como o Mardi Gras, o Halloween de New Orleans também tem fama internacional. O The Endless Night Vampire Ball é considerado a festa número 1 de Halloween do mundo pelo site TripAdvisor, sendo descrito como uma mistura de máscaras venezianas com um Tribunal de Vampiros, a energia de um concerto de rock e a elegância de um cabaré burlesco. Outra opção divertida e emocionante é o desfile anual Krewe of Boo, em que os moradores e visitantes fantasiados desfilam pelas ruas do bairro Frances e interagem com os monstros, zumbis e criaturas misteriosas!

Krewe of Boo, em Nola (Foto: Divulgação)

Krewe of Boo, em Nola (Foto: Divulgação)

Nessa época acontece também um dos maiores festivais realizados em Nola, o Voodoo Music + Art Experience,evento de três dias que tradicionalmente ocorre na semana de Halloween com muita diversão, gastronomia e boa música!

Estados Unidos: Alabama

Dia de lós Muertos em Birmingham (Foto: Divulgação)

Dia de lós Muertos em Birmingham (Foto: Divulgação)

Em Birmingham, a comemoração fica por conta do Dia de los Muertos, com uma versão excepcional do sulamericano de uma tradição mexicana de milhares de anos. Organizado pela Bare Hands Gallery, o evento anual acontece sempre no dia de Finados e muitos visitantes levam flores, crânios de açúcar e velas. O que começouna cidade como um ato artístico de amor há 15 anos, tornou-se uma celebração da vida com boa comida, música, arte e diversão. Além disso, vários pintores de rosto se dividem no local para fazer a pintura facial tradicional da caveira mexicana nos visitantes, e deixam tudo mais divertido!

Veja aqui mais algumas dicas de locais para quem curte o Halloween.

Agora que você já sabe mais sobre o temido Halloween, invista em uma fantasia e faça sua festa!

*Com apoio de informações de Assessoria de Imprensa

Sobre o autor

Em 2011, a jornalista morou na Europa, onde foi travel-writer para o Guia Criativo para O Viajante Independente na Europa. De volta ao Brasil, não quer se limitar às paredes de um escritório e fez do seu hobby uma nova profissão.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.