As praias de Curaçao já são maravilhosas com suas águas cristalinas, natureza intocada e muita vida marinha. Agora, imagine isso duplicado! Essa foi a nossa sensação ao visitar Klein Curaçao, uma pequena ilha inabitada que pertence administrativamente a Curaçao e que as pessoas vão apenas para passar o dia. E, apesar de ser muito procurada pelos viajantes que estão em Curaçao, são poucas as empresas que fazem esse passeio. Tivemos a sorte de ter a ilha praticamente para nós e para as outras 20 pessoas que embarcaram no barco da Miss Ann Boat Trips.


MAIS SOBRE CURAÇAO

Bon Bini a Curaçao – Tudo sobre a ilha caribenha
Saiba tudo sobre as praias de Curaçao
5 restaurantes imperdíveis em Curaçao
Quint’s Hotel: praticidade e custo-benefício em Curaçao


Klein Curaçao tem aproximadamente 1,7 km², ou seja, você poderá andar por toda a ilha durante a visita. Apesar de ser pequena,  tem uma beleza grandiosa. Acho que foi o mar mais azul que já vimos. Tudo parece muito intocável pelo homem. Aliás, fomos andar até o final da praia, do lado esquerdo, e uma hora já não havia mais pegada de homem, apenas rastros de animais.

Areia branquinha, mar azul turquesa e o barco da Miss Ann Boat Trips ao fundo (Foto: RoadTrio)

Areia branquinha, mar azul turquesa e o barco da Miss Ann Boat Trips ao fundo (Foto: RoadTrio)

Falando em animais, Klein Curaçao é muita conhecida pela sua vida marinha, ou melhor, por ser a ilha das tartarugas. Nós conseguimos ver apenas umas 3 ou 4. Nós conseguimos ver apenas umas 3 ou 4, mas já havíamos visto tartarugas o suficiente nessa viagem. Aliás, se você ainda não leu, vale a pena conferir nosso post sobre as praias de Curaçao e descobrir onde ver muitas (dezenas!) de tartarugas marinhas.

Bom, quer mais motivos para conhecer Klein Curaçao? Veja como foi o nosso passeio.

| A empresa

Aproveite o dia para descansar em uma estrutura bem natural (Foto: RoadTrio)

Aproveite o dia para descansar em uma estrutura bem natural (Foto: RoadTrio)

São três grandes empresas que realizam o passeio, mas a Miss Ann Boat Trips é que faz mais o nosso estilo, pois o barco e até a estrutura que ela tem na ilha são menores que o das outras duas (Bounty Adventures, a Mermaid Boat), então você terá mais sensação de privacidade. Por ser uma ilha tão pequena e com tanto contato com a natureza, acreditamos que isso faça a diferença.

Como eram poucas pessoas com a gente, você nem percebe que estava dividindo o mesmo espaço na praia. Pode parecer besteira, mas a nossa ideia de praia paradisíaca não combina com música alta e clima de balada. Não que essa seja uma opção ruim, mas tudo depende do clima e propósito de sua viagem, certo?

O antigo farol é uma das pouquíssimas construções da ilha (Foto: RoadTrio)

O antigo farol é uma das pouquíssimas construções da ilha (Foto: RoadTrio)

A Miss Ann Boat Trips tem uma ótima estrutura em Klein Curaçao. Guarda-sol (bem natural, feito de madeira e palha), espreguiçadeiras, local para fazer as refeições, banheiro e ducha com água doce. Tudo isso, mais o café da manhã e almoço, está incluso no passeio, que sai por USD 105 / Nafl. 185. Ah, caso você não tenha levado o seu snorkel (aconselhamos levar do Brasil), eles disponibilizam gratuitamente para os turistas.

O barco sai apenas às quartas, sextas e aos domingos. Por isso, é preciso se programar para não deixar esse passeio de fora do seu roteiro.

| O passeio

A cor do mar em Klein Curaçao é algo que impressiona (Foto: RoadTrio)

A cor do mar em Klein Curaçao é algo que impressiona (Foto: RoadTrio)

Vamos ao que importa: o passeio! O barco sai da Marina de Jan Sofat (Spanish Waters) às 7h da manhã. Pois é, começa bem cedo e não se atrase. Normalmente, o passeio até a ilha leva 1 hora e 30 minutos, dependendo das condições do mar. Quando fomos, ele estava bem mexido, mas nada que tenha causado enjoo. Porém, se você tem esse probleminha, é bom tomar um remédio pois o barco cruza águas agitadas em alto mar.

Estávamos ansiosos para chegar, mas o passeio pelo mar já foi uma delícia. Durante um tempo, alguns golfinhos acompanharam o nosso barco, o que já deixou o dia bem emocionante.

A cor do mar em Klein Curaçao é algo que impressiona (Foto: RoadTrio)

A cor do mar em Klein Curaçao é algo que impressiona (Foto: RoadTrio)

Ao chegarmos na ilha, demos de cara com a água mais azul que já vimos, e a areia branquinha dava um contraste ainda maior. A beleza era tanta, que apesar de disponibilizarem um bote até a a areia, optamos por cair logo na água e ir nadando.

Ande de uma ponta a outra e você sentirá que está sozinho na ilha (Foto: RoadTrio)

Ande de uma ponta a outra e você sentirá que está sozinho na ilha (Foto: RoadTrio)

Enquanto nos arrumávamos em nosso guarda-sol, a tripulação da Miss Ann Boat Trips preparava o café da manhã. O buffet é cheio de pães, frios e muitas frutas. Perfeito para começar o dia em uma praia como aquela.

O café é servido até às 10h30. Logo que acabamos de comer, voltamos para o mar para procurar algumas tartarugas. Vimos apenas uma perto do nosso barco, mas já foi demais. Depois, fomos caminhar até o outro lado da ilha, o que não leva nem 15 minutos. Lá tem um farol antigo em ruínas e os destroços de dois barcos encalhados. Essas são as únicas atrações em terra de Klein Curaçao.

Aproveite o passeio em Klein Curaçao para ver tartarugas de perto (Foto: RoadTrio)

Aproveite o passeio em Klein Curaçao para ver tartarugas de perto (Foto: RoadTrio)

Voltamos para a estrutura da Miss Ann Boat Trips para o almoço, por volta das 13h. Muita salada, legumes, arroz, e um delicioso churrasco nos aguardava. A comida estava muito saborosa. Tentamos não abusar porque ainda voltaríamos para o mar. Dito e feito, por volta das 14h30, a tripulação do barco direciona todos os visitantes para uma área mais afastada. Eles chamam esse momento de Safári das Tartarugas. É uma região conhecida por ter mais tartarugas na ilha, onde podemos entrar no mar, apenas com snorkel, para observá-las. Confessamos que esperávamos ver muitas, mas vimos só três. Tudo bem, o pacote paradisíaco de Klein Curaçao já estava completo!

A água de Klein Curaçao, além de linda, tem uma temperatura bem agradável (Foto: RoadTrio)

A água de Klein Curaçao, além de linda, tem uma temperatura bem agradável (Foto: RoadTrio)

Ficamos por ali quase 1 hora e voltamos para a estrutura da empresa. Infelizmente estava na hora de começarmos a nos preparar para ir embora. Deu um aperto no coração! Aquele lugar é tão especial que já queremos voltar um dia.

Confira a galeria de fotos do passeio:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Serviço

Miss Ann Boat Trips

Endereço: 232A Jan Sofat
Site: www.missannboattrips.com
E-mail: info@missannboattrips.com
Contato: +5999 767 15 79 | +5999 560 13 67
Horário do passeio: 7h às 18h
Refeições: café da manhã e almoço (churrasco)
Valor: USD 105 / Nafl. 185
O que levar: roupa de banho, chinelo, protetor solar e snorkel

Sobre o autor

Em 2011, a jornalista morou na Europa, onde foi travel-writer para o Guia Criativo para O Viajante Independente na Europa. De volta ao Brasil, não quer se limitar às paredes de um escritório e fez do seu hobby uma nova profissão.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.