Welcome to London! Para os amantes de arte e cultura, Londres é destino obrigatório. É na terra da rainha que se encontram os melhores e mais diversos museus do mundo. E o melhor: como o governo é responsável pela maioria deles, a entrada é de graça, inclusive para turistas. Mesmo o viajante que tem o orçamento mais folgado, vai adorar economizar alguns pounds.

No entanto, a gratuidade só vale para as exposições fixas. Muitas das mostras temporárias são pagas. Ou seja, fique atento quando quiser conhecer algo um pouco mais diferente. Outra dica é chegar pelo menos 30 minutos antes do museu fechar, pois muitos não deixam entrar próximo ao horário de encerramento.

O RoadTrio separou alguns dos museus gratuitos mais interessantes para se ver na capital inglesa.

British Museum

British Museum ( Foto: RoadTrio)

British Museum ( Foto: RoadTrio)

Esse é o grande museu britânico e um dos mais antigos da história (quase 260 anos de existência). A sua coleção conta com objetos antigos da Grécia, Egito, Roma e Oriente Médio. Interessante, mas para alguns pode ser entediante. Em alguns dias ocorrem visitadas guiadas. A entrada é gratuita, mas eles sugerem £5 de donativo logo na entrada. Vale conferir no Centro de Informações.

National Gallery

???????????????????????????????

National Gallery (Foto: RoadTrio)

Além de não pagar para entrar, é possível fazer uma visita guiada (em inglês) sem gastar nada. Para os que preferem o português, pegue um audioguia na entrada, mas esse paga-se (em torno de £3,50). Localizado na Trafalgar Square, é uma das grandes galerias de arte do mundo com obras dos séculos 13 ao 20. O acervo é de impressionar até para aqueles que não são amantes da arte. Os principais pintores da história estão aqui: Michelangelo, Leonardo Da Vinci, Monet, Rembrandt, Van Gogh, Rafael, entre outros.

National Portrait Gallery

quite peculiar

National Portrait Gallery (Foto: quite peculiar/Flickr)

Esse museu foge do óbvio e traz uma visão diferente de galeria exclusivamente de retratos, com fotografias e pinturas. A visita pode surpreender até os menos interessados. Entre desconhecidos e famosos, o viajante encontrará figuras de atletas, artistas e até da realeza, como um retrato da rainha feito por Andy Warhol.

Natural History Museum

Natural History Museum (Foto: weesam2010/Flickr)

Natural History Museum (Foto: weesam2010/Flickr)

Considerado um dos melhores museus de História Natural da Europa, é um passeio para todas as idades. Para aqueles que faltaram nas aulas de história, essa é uma ótima pedida. Há reconstituição de esqueletos, exibições sobre o corpo humano e uma galeria que expõe a evolução do planeta Terra.

Science Museum

Science Museum (Foto: RoadTrio)

Science Museum (Foto: RoadTrio)

Depois de visitar museus de artes, conhecer um acervo voltado para a ciência será diferente de tudo aquilo que você já viu. Mesmo para aqueles que não eram muito chegados a matéria na escola, esse é sem dúvida um dos mais interessantes. Não apenas pelo fato de não ter renomados artistas, mas pela forma que o conteúdo é apresentado: repleto de interatividade. O turista poderá passar horas sem nem perceber vendo invenções britânicas do século 18, conhecendo mais sobre astronomia e até descobrindo como o corpo humano funciona.

Victoria & Albert Museum

(Foto: Nick Garrod/Flickr)

Victoria & Albert Museum (Foto: Nick Garrod/Flickr)

É a maior coleção de artes decorativas e de design do mundo. Não há muito o que se ver se você não curtir o tema. O ponto alto do local é a sala Raphael, no 1º andar, em que os visitantes se esparramam pelo chão e arriscam-se a desenhar algumas esculturas.

Museum of London

Museum of London (Foto: Ewan Munro/Flickr)

Museum of London (Foto: Ewan Munro/Flickr)

São diversas galerias que contam a história de Londres desde os tempos mais primórdios aos anos 2000, passando pelo grande incêndio que quase destruiu a cidade, em 1666. Um pouco de história da cidade em que se está visitando.

Tate Modern

Tate Modern (Foto: Tobias Demarmels/Flickr)

Tate Modern (Foto: Tobias Demarmels/Flickr)

Para os amantes da arte moderna e contemporânea, este é com certeza um dos melhores museus do mundo. Além do interessante acervo, muitos turistas vão ao local para apreciar a linda vista para o Rio Thames e para a St. Paul’s Cathedral.

Sobre o autor

Em 2011, a jornalista morou na Europa, onde foi travel-writer para o Guia Criativo para O Viajante Independente na Europa. De volta ao Brasil, não quer se limitar às paredes de um escritório e fez do seu hobby uma nova profissão.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.