Tem uma viagem marcada para Barcelona, na Espanha? Programe-se para deixar de lado, pelo menos por um dia, a agitação da cidade e se dedique a conhecer Montserrat. A cidade tem uma energia especial e sempre que faço o roteiro de Barcelona para alguém, recomendo esse bate-volta. Não tem uma pessoa que se arrependa da visita.

A cidade é um maciço rochoso que fica cerca de 50 quilômetros de Barcelona, bem no centro da Catalunha. O visual é impressionante, de encher os olhos e vai te deixar alucinado, com vontade de tirar uma foto a cada passo. O bom é que de fato dá para conhecer praticamente tudo em um dia.

Há centenas de anos, essa área estava coberta pelo mar. As correntes marítimas foram responsáveis por criar esse design impressionante nas pedras. Não sei se foi por saber disso, mas o lugar se tornou bem especial para mim. A história do lugar (e suas lendas) além de curiosas, servem para te deixar mais informado sobre a relação da religião com a Catalunha.

Montserrat

As correntes marítimas foram responsáveis por criar esse design impressionante nas pedras (Foto: RoadTrio)

Montserrat é turístico, mas muitos escolhem o destino para fazer retiro, rezar, peregrinar e estudar. Já os amantes da natureza também se hospedam por lá para fazer trekking, montanhismo e desvendar todas as trilhas.

Em um dos pontos mais altos do monte está a escultura La Escalera del Entendimiento, dedicada ao filósofo catalão Ramon Llull. As pedras empilhadas em forma de escada são um passaporte tentador para ver toda a área do alto e com outros olhos. Quem tiver coragem, pode se arriscar e subir até o último degrau. Eu garanto: vale cada centímetro. E sim, sou eu lá no topo :)

Monteserrat

Monumento a Ramon Llull é um passaporte tentador para ver toda a área do alto e com outros olhos (Foto: RoadTrio)

Lá de cima é possível ver bem de longe a Espanha e a França. Nos dias sem nuvens, você conseguirá ver também o montes Tibidabo e Pirineus, além da cidade de Mallorca.

O local da ‘montanha sagrada’ é referência importante na cultura dos catalães. Lá fica o famoso Monasteiro de Montserrart e o Parc Natural de la Muntanya de Montserrat.

No centro do mosteiro fica a Basílica construída no século XVI. Durante o passeio, é possível conhecer o dia a dia dos monges beneditinos, além de ver de perto a Moreneta, Virgem Negra de Montserrat, padroeira da Catalunha e um dos símbolos católicos mais importantes para os catalães.

Existe uma lenda que diz que, em 1880, crianças viram uma luz no céu e escutaram uma música vinda do além. O acontecimento se repetiu diversas vezes, até que o bispo do local encontrou a imagem de Moreneta no meio das pedras. A princípio, ninguém conseguia tirá-la de lá. Tempos depois, ela foi encontrada em outro lugar da cidade. O local da aparição original ganhou uma capela, que fica no final da trilha Santa Cova.

A lenda ainda diz que a Santa foi levada para Barcelona pelo Apóstolo Pedro. Ela já era venerada no século VI, época em que os mouros atravessaram o Estreito de Gibraltar, invadiram a Espanha e os cristãos, com receio da profanação de suas imagens, esconderam-nas embaixo da terra ou em locais inacessíveis das montanhas, entre elas Montserrat. Hoje a imagem fica dentro da Basílica e há filas e mais filas para vê-la de perto.

Durante o passeio, é possível conhecer o dia a dia dos monges beneditinos, além de ver de perto a Moreneta, Virgem negra de Montserrat (Foto: TJ DeGroat/Flickr)

Significado da imagem da Moreneta

A mão direita segura a esfera do mundo, que simboliza o poder sobre todo o universo, próprio de Jesus Cristo e, por extensão, também da sua Mãe.

A mão esquerda não toca no Filho, mas apresenta-o como o ‘Fruto bendito do seu ventre’.

O Menino abençoa com a mão direita e segura uma pinha com a esquerda, símbolo de vida e fecundidade.

O passeio

Dependendo do horário que você chegar na cidade, terá a sorte de assistir a uma apresentação da Escolania de Montserrat, um coral formado apenas por meninos. (De segunda-feira a sexta-feira, às 12h, 13h e 18h45). Essa é a escola de música mais antiga da Europa. Vale a pena se programar para assistir.

Muito perto da Basílica tem um restaurante tradicional, o Abat Cisneros, com preço justo e pratos para todos os gostos. Aproveite para passar pelas barraquinhas com produtos regionais, incluindo o famoso mató – queijo fresco, mel e doces caseiros.

Saia do ‘centrinho’ para conhecer outros pontos de Montserrat. Tem um passeio no funicular de Sant Joan, inaugurado em 1918, que liga o mosteiro com a Ermita de Sant Joan. Mas se o seu tempo é curto, pode escolher fazer a pé uma de várias trilhas bem sinalizadas da região. Fizemos uma até a cruz onde a virgem foi encontrada. O visual é inexplicável.

IMG_5550

Se o seu tempo é curto, pode escolher fazer a pé uma de várias trilhas bem sinalizadas da região (Foto: RoadTrio)

Como chegar?

Nós fomos de ônibus (saindo de Barcelona, siga a estrada C-55 até Monistrol de Montserrat e depois a BP-1121 até ao cume), mas é possível chegar de trem/teleférico/cremalheira. Existe um passe completo chamado Tot Montserrat, que você pode comprar na pópria estação de trem e custa € 46,20  por pessoa.

Ele está a venda apenas na alta temporada e inclui o metrô partindo de Barcelona, o trem para o Mosteiro de Montserrat (e o retorno para Barcelona), o cable car em Montserrat, o Funicular de Sant Joan, o Funicular de Santa Cova, uma entrada na galeria audiovisual, uma entrada para o Museu de Montserrat (com trabalhos de Dalí, Miró e Picasso) e um típico almoço da Catalunha.

IMG_5474

Paisagem de Montserrat visto da estrada, no percurso de ônibus (Foto: RoadTrio)

BARCELONA – MONTSERRAT

Pegue um trem da linha regional número R5 na Plaça Espanya. A viagem dura cerca de uma hora.

MONTSERRAT – MONASTERIO DE MONTSERRAT

É possível chegar lá de cremalheira ou de teleférico. O Cremallera de Montserrat é operado pela FGC, os trens da Catalunha, a mesma empresa que opera o trem que faz Barcelona-Monistrol de Montserrat. O trem cremelheira estará na mesma plataforma do trem que veio de Barcelona, na estação Monistrol de Montserrat. A viagem dura 15 minutos e sai de hora em hora.

O teleférico, também conhecido como Aeri de Montserrat é operado por uma empresa privada e transporta até 20 passageiros por cabine em uma viagem de 5 minutos. Fique atento para descer na estação Montserrat-Aeri do trem vindo de Barcelona.

 

Veja mais fotos de Montserrat na galeria abaixo:

Veja mais informações de hotéis e passeios no site oficial de Montserrat.

Sobre o autor

Formada em jornalismo, já passou algumas temporadas na Califórnia e em Barcelona. Os anos de cobertura de Semanas de Moda internacionais passaram e fizeram com que ela descobrisse que o seu verdadeiro estilo é viajar.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.