A Irlanda é conhecida no mundo todo, principalmente, por ser o berço da cerveja Guinness e por ter grandes bandas, como U2 e Thin Lizzy. A boa música, aliada a uma pint cuidadosamente servida, é a combinação perfeita para que os irlandeses tenham uma adoração especial por seus pubs.

Dublin, a capital da ilha esmeralda, é o ponto de partida para muitos turistas e, por isso, é lá que estão alguns dos melhores e mais conhecidos pubs. Caminhando pelas ruas você verá que é impossível andar mais do que alguns metros sem se deparar com um barzinho, desses que parecem ter estacionado no tempo.


LEIA MAIS

Cinco lugares para ver Paris do alto
Turismo pelas montanhas de Lucerna, na Suíça
O mundo branco do Salar de Uyuni, na Bolívia
Um viva à vida noturna de St. Augustine, nos EUA


Entre tantas opções, o RoadTrio selecionou cinco pubs que vale a pena conhecer. Seja para beber uma Guinness, curtir a boa música irlandesa ou viajar no tempo, esses são os melhores pontos da cidade.

| The Temple Bar

The Temple Bar, o mais famoso (Foto: RoadTrio)

The Temple Bar, o mais famoso (Foto: RoadTrio)

Localizado no bairro homônimo, o Temple Bar é o pub mais famoso da Irlanda. Frequentado por turistas do mundo inteiro, é praticamente improvável que você encontre um irlandês por lá. Mesmo assim, o lugar mantém a essência dos bares tradicionais e serve boas cervejas acompanhadas de música irlandesa ao vivo.

48 Temple Bar, Dublin 2

| The Brazen Head

The Brazen Head, fundado em 1178, é o mais antigo da Irlanda (Foto: Chad and Steph/Flickr)

The Brazen Head, fundado em 1178, é o mais antigo da Irlanda (Foto: Chad and Steph/Flickr)

Os irlandeses já bebiam à beira do Rio Liffey cerca de 400 anos antes de o Brasil ser descoberto. Onde? No Brazen Head, o pub mais antigo do país, fundado em 1198. Nos seus quase mil anos de existência, já passaram por seu balcão personagens importantes da história irlandesa como o escritor James Joyce e o revolucionário Michael Collins. Vale a pena fazer parte dessa história.

20 Bridge Street Lower, Dublin 8

| Mulligan’s

Mulligan's tem a melhor pint de Guinness da cidade (Foto: William Murphy/Flickr)

Mulligan’s tem a melhor pint de Guinness da cidade (Foto: William Murphy/Flickr)

Quase todos os pubs de Dublin clamam servir a melhor pint de Guinness da cidade. Mas a verdade é que esse título pertence a um só bar: Mulligan’s. Além disso, é um dos pubs mais tradicionais e permance praticamente o mesmo desde sua inauguração, em 1782. As televisões na parede são o único indício de que você ainda está no século XXI.

Poolbeg St, Dublin 2

| The Long Stone

The Long Stone, quase um túnel do tempo (Foto: Reprodução/Facebook)

The Long Stone, quase um túnel do tempo (Foto: Reprodução/Facebook)

Fica próximo à Trinity College, no centro da cidade, mas está fora da rota de bares turísticos. E como quase tudo na Europa, entrar no Long Stone dá a sensação de que você voltou no tempo. Mais precisamente na época em que os vikings dominaram a Irlanda. O destaque da decoração fica por conta de uma enorme cabeça que vigia o salão principal.

11 Townsend St, Dublin 2

| The Stag’s Head

The Stag's Head, original da época vitoriana (Foto: Adam Bruderer/Flickr)

The Stag’s Head, original da época vitoriana (Foto: Adam Bruderer/Flickr)

Para chegar ao Stag’s Head, é preciso atravessar uma pequena passagem, quase imperceptível para quem está na movimentada Dame Street (uma das principais ruas da cidade). O acesso “secreto” dá a impressão de que você descobriu um pedacinho de Dublin que estava esquecido. Depois de pedir a sua pint, repare nos arredores: toda a decoração é autêntica da época Vitoriana, inclusive o suntuoso balcão.

1 Dame Court, Dublin 2

Sobre o autor

Virou publicitário para poder viajar – e deu certo! Já morou na Europa, nos Estados Unidos e quase foi parar nos Emirados Árabes. Está sempre em busca de uma boa história para contar e um bom ângulo para fotografar.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.