Crise em vários países do mundo, dólar nas alturas, viagens caras e todo mundo com verba reduzida esse ano. Mas quem não quer deixar de curtir, tem a opção de aproveitar uma das cidades mais antenadas e globais do mundo. São Paulo é a terra da diversidade de estilos, da boa comida, de uma cena cultural fortíssima, dos eventos, de mais de cem museus, do grafite, da música, das artes, da moda. E o que não faltam são provas disso. Quer uma razão para visitar capital paulista até o fim do ano? O São Paulo Turismo selecionou 18. Veja abaixo:

| É o maior destino turístico do Brasil

E 3º melhor da América Latina em número de visitantes estrangeiros, segundo Índice Mastercard de Destinos Globais 2015. Foi ainda o destino mais procurado pelos brasileiros em 2014, segundo a ViajaNet e está entre os três melhores do Brasil para os internautas globais do TripAdvisor.

| É metrópole com maior programação cultural da América Latina

São de shows, grandes exposições, musicais renomados, teatro e muito mais. Veja alguns que acontecem este ano aqui.

| É a cidade dos megaeventos

São Paulo recebeu em 2014 o selo IFEA de cidade dos eventos e, em 2015, a ICCA (International Congress and Convention Association) reconheceu a capital paulista como cidade com mais eventos internacionais no Brasil. GP Brasil de Fórmula 1, Virada Cultural, Parada LGBT, Mostra Internacional de Cinema, São Paulo Fashion Week, Salão do Automóvel, Bienal de Artes, Bienal do Livro, Lollapalooza, Monsters of Rock, Carnaval, Réveillon na Paulista. O que não faltam são grandes eventos nesta megacidade.

| Tem a melhor – e maior – oferta gastronômica do país

São 20 mil bares e 15 mil restaurantes. E tem 2 restaurantes – os únicos do Brasil – na lista dos 50 melhores do mundo, entre eles o 9º melhor (DOM). E ainda uma série de feirinhas gastronômicas. Veja algumas aqui.

| Tem uma das melhores vidas noturnas do mundo

De acordo com a rede americana CNN e o National Geographic, a noite paulistana é a quarta melhor entre as capitais do planeta. Veja algumas baladas aqui.

| Tem um dos dez skylines mais bonitos do globo

São Paulo ficou em nono lugar e primeiro no Brasil na lista das paisagens urbanas mais impactantes no mundo, segundo levantamento realizado pelo grupo alemão Emporis, que reúne informações sobre edifícios em todo o mundo.

| É “o” lugar para fazer compras no Brasil

Se você gosta de luxo, São Paulo tem a Rua Oscar Freira, que já foi reconhecida como a oitava mais luxuosa do mundo. Se você quer preços baixos, a capital paulista tem a Rua 25 de Março, um dos maiores shoppings a céu aberto do mundo e com preços bem populares, além de outras 50 ruas de comércio popular temático, desde a Rua José Paulino, de roupas, até a Rua Santa Ifigênia, de eletrônicos. Tem para todos os estilos e preferências.

| Também tem muita natureza

No extremo sul da cidade, na região de Parelheiros, há uma extensa área (25% do território do município) que abriga cachoeiras, rios, mata atlântica, trilhas, esportes radicais aquáticos, borboletário, santuários e até mesmo aldeias indígenas. Chamada de Polo de Ecoturismo de São Paulo, possui ainda parques naturais e duas grandes áreas de proteção ambiental. Vale a visita. Veja mais lugares para ficar em contato com a natureza aqui.

| É destino para cuidar da saúde

São Paulo tem os melhores hospitais do país. São mais de 100, vários deles com certificados de reconhecimento internacional, além de milhares de clínicas e laboratórios de medicina avançada. Se alguém precisa de um tratamento, o lugar para cuidar da saúde no Brasil, sem dúvida, é São Paulo.

| É o melhor lugar para estudar

Além de ter a melhor universidade da América Latina, a Universidade de São Paulo (USP), e muitas outras entre as melhores, São Paulo tem a maior oferta de cursos de graduação, pós-graduação, cursos livres e de extensão da América do Sul. Se quer se especializar, tem que ser na capital paulista.

| É a terra da diversidade

Além de ter uma das maiores Paradas Gay do mundo, a cidade que abraça a diversidade tem mais de 80 estabelecimentos voltados para este público ou declarados como gay friendly, incluindo restaurantes, baladas, shopping centers e muito mais. Veja mais no Guia LGBT da cidade aqui.

| Tem mais de 100 museus e 50 centros culturais

Do Masp ao Museu do Futebol, do Museu da Língua Portuguesa ao Museu da Imagem e do Som. Alguns com entrada gratuita (veja aqui). E entre os centros culturais, o CCBB e o Itaú Cultural que, entre outros, também oferecem entrada grátis, como você vê aqui.

| É dona da maior oferta hoteleira do país

São nada menos do que 42 mil quartos em 410 hotéis. E ainda tem mais de 70 hostels e 1,5 mil anúncios de quartos no Airbnb. Mesmo com tamanha oferta, a ocupação hoteleira se mantém alta, com média de 63% durante o ano.

| Tem um dos melhores carnavais

Além do Sambódromo, por onde passam as famosas escolas de samba, São Paulo tem um grande Carnaval de rua, com milhares de foliões em mais de 300 blocos que se espalham na cidade toda. E mesmo fora de época, a cidade tem micaretas, bloquinhos e os badalados ensaios nas quadras das escolas de samba. Sem contar as dezenas de casas noturnas especializadas no ritmo. Para ser folião, basta escolher!

| Tem uma das maiores malhas de ciclovias

A Prefeitura vai entregar 400 km de ciclovias até o final de 2015, possibilitando que turistas e moradores conheçam a cidade com um olhar diferente sobre duas rodas. Vários atrativos turísticos estão perto dessa nova estrutura cicloviária e oferecem mais segurança e conforto para quem quiser pedalar na maior cidade da América Latina. Saiba mais aqui.

| É onde os negócios acontecem

Centro financeiro e econômico nacional, sede das maiores empresas brasileiras, maior mercado do Hemisfério Sul, alto consumo e poder aquisitivo, polo de inovação e tendências, sede de uma em cada seis grandes feiras de negócios do país. Precisa dizer mais alguma coisa?

| Dá para curtir gastando quase nada

Apesar de o Brasil ser considerado um país caro, em São Paulo dá para aproveitar muito gastando pouco ou quase nada. É uma das cidades com maior número de atrações culturais gratuitas no mundo, tem opções de hospedagem baratíssimas, como hostels e quartos do tipo bed&breakfast, tem comércio popular, tem restaurantes e lanchonetes a preços muito camaradas e ainda parques e atrativos turísticos de graça.

| É onde o Brasil encontra o mundo e o mundo encontra o Brasil

Pessoas de mais de 70 nacionalidades convivem na cidade, que é por onde chegam quase 70% dos voos internacionais do país e de onde eles partem para o restante do Brasil. A capital consegue ser tipicamente brasileira – com sua música, sua comida, sua arte, seu jeito – e ao mesmo tempo uma metrópole global. Tem São Paulo para todo mundo.

Sobre o autor

Somos três amigos que compartilham o sonho de conhecer os quatro cantos do mundo. Da vontade de explorar diferentes lugares e da busca constante por novas experiências, surgiu o RoadTrio: um site que reúne informações, dicas e notícias do que não se pode perder por aí e é essencial para qualquer viajante.

Uma resposta

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.