Há quem diga que os lugares mais legais de Los Angeles são os pontos turísticos. Para o RoadTrio, de longe, é Venice Beach. Apesar de afastada do vuco-vuco da cidade grande, Venice Beach é um bairro de Los Angeles e fica cerca de 10 minutos de carro de Santa Mônica.

Ele tem grande importância na história do surfe e do skate, além de ser o queridinho do público mais underground e ser praticamente uma galeria de arte a céu aberto.


MAIS SOBRE CALIFÓRNIA
Por que ‘passar uma noite’ na prisão de Alcatraz?
21 lugares que você precisa visitar em San Francisco
Segredos são revelados em tour nos estúdios da Warner


Venice Beach recebeu esse nome por ter vários pequenos canais (artificiais), assim como Veneza, na Itália. Acredite ou não, um magnata conhecido como Abbot Kinney foi transformando o bairro pouco a pouco. O empreendedor era tão apaixonado por Veneza, que importou gôndolas e gondoleiros italianos para lá. Sua intenção era fazer da região, até então abandonada, um centro de cultura e lazer, com circos, teatros e cassinos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com o tempo, o bairro foi ganhando população e virou destino famoso dos americanos mais afortunados. Mas, com a Grande Depressão Americana, em 1929, a cidade perdeu o glamour. Poucos anos depois, em 1932, a Lei Seca chegou ao fim, os negócios ficaram normais novamente e os turistas voltaram a frequentar a região. Mas, infelizmente, na II Guerra Mundial, o mar de rosas acabou mais uma vez. Venice estava destruída no final dos anos 50 e só ganhou novos áres na geração beat e, em seguida, na geração hippie.

Nada mal, nada mal… Fica quase impossível descrever o lugar de tão diferente, curioso, e alto astral que ele é. Na atualidade, a cidade não é muito cara, recebe turistas de todos os lugares, na sua maioria jovens.

Hoje em dia, o bairro se resume a Windward Ave, a avenida principal, a praia e o calçadão. Precisa de mais? O clima é um dos mais gostosos da Califórnia. As pessoas parecem estar sempre felizes e de bom humor. Também, com um visual daqueles… Apesar do clima cool e descolado, se prepare para encontrar uns figurões, para não dizer malucos.

A Ocean Front Walk, na beira da praia, é fechada para carros e recheada de barzinhos, lojas, artistas de ruas e muros grafitados e até videntes. Bom, você também vai encontrar algumas lojinhas ‘verdes’. A maconha é liberada na Califórnia para uso medicinal. Mas encontramos vários “hospitais” com “médicos” (Green Doctors) que “curam seus problemas”. Sim, tudo assim, entre aspas. É engraçado.

Famosos salva vidas à disposição dos surfistas (Foto: RoadTrio)

Famosos salva vidas à disposição dos surfistas (Foto: RoadTrio)

A única dificuldade de ir de carro por lá é estacionar o carro. A maioria dos parkings é permitido apenas por uma hora. Então você tem 3 opções: ficar voltando de hora em hora pra renovar, pagar de 20 ou mais dólares em um estacionamento ou estacionar de graça umas 4 quadras distante da praia (foi nossa opção, claro).

Para quem não sabe, Arnold Schwarzenegger foi descoberto por lá, na época em que treinava na Muscle Beah, nos anos 70. Não deixe de visitar a área, uma academia na beira da praia (custa 10 dólares para malhar o dia todo).

Venice Beach tem muros e mais muros com arte. O grafite faz parte da cultura da área. Um dos murais mais famosos foi feito em 1990 pelo pintor Rip Cronk. Ele faz uma homenagem ao quadro Noite Estrelada, de Van Gogh, e ocupa cerca de 10 metros da orla da praia.

O skate também é 100% cultural. A prática do esporte foi popularizado lá, nos anos 70. Jovens colocaram rodinhas em pequenas pranchas de surfe, começaram a surfar no cimento e voilà (se tiver interesse, assista ao documentário Dogtow).

É possível alugar bicicletas, patins e skates (Foto: RoadTrio)

Venice Beach, na Califórnia (Foto: RoadTrio)

Além das inúmeras pistas de skate e da ciclovia, turistas podem alugar o acessório e desfrutar da verdadeira paisagem californiana. Os surfistas – ou aspirantes a surfistas – também podem se divertir por lá caso tenham coragem de encarar o gelado mar do pacífico. Na avenida principal, inclusive, encontramos um brasileiro que aluga pranchas de surfe e stand up paddle por um preço bem camarada (cerca de 15 dólares + 4 dólares do john).

No inverno, o pôr do sol é no mar. Turistas e locais lotam o último andar dos prédios baixinhos mais próximos da costa para assistir o espetáculo. É a hora do happy hour e de várias festinhas.

Em tempo, Red Hot Chilli Peppers gravou um clipe ‘surpresa’ no alto de um prédio de Venice Beach. ‘The Adventures of Rain Dance Maggie’ pegou um monte de locais e turistas de surpresa. Vale a pena assistir ao vídeo:

Para saber mais, visite o site oficial de Venice Beach.

Sobre o autor

Formada em jornalismo, já passou algumas temporadas na Califórnia e em Barcelona. Os anos de cobertura de Semanas de Moda internacionais passaram e fizeram com que ela descobrisse que o seu verdadeiro estilo é viajar.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.